Sessões públicas de esclarecimento

Notícias
Em cumprimento do nº 9 do artigo 6º do Decreto-Lei nº 30/2021, de 7 de maio, na sua atual redação, em todos os casos de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa e de atribuição de concessão de exploração, e do nº 2 do artigo 35º do mesmo diploma, no caso de alargamento de área demarcada, o requerente promove, em cada município abrangido, pelo…
Leia mais

Estudo de maciços rochosos – RQD

O índice de qualidade da rocha ou RQD – (Rock Quality Designation index) é calculado através de testemunhos de sondagem e representa, em percentagem, a relação entre a soma de todos os carotes (ou tarolos) com dimensão superior a 10 cm e o comprimento total do furo de sondagem. A determinação deste índice (RQD) deve ser realizado a cada manobra da sondagem ou sempre…
Leia mais

Estudo geotécnico – penetrómetro dinâmico médio ligeiro

Qualquer projecto associado a uma obra de engenharia deveria ser sempre acompanhado de adequado estudo geológico e geotécnico, concebido e acompanhado pelo projectista. A prospecção geotécnica efectua-se para determinar as propriedades dos solos e das rochas presentes no local onde o referido projecto se desenvolverá. A quantidade e tipo de ensaios de campo e de laboratório a realizar, depende não só da área de…
Leia mais

Due Diligence Ambiental

Uma diligência ambiental ou, em inglês, Environmental due dilligence, é um processo essencial para quem quer comprar uma propriedade, quer seja comercial, industrial ou residencial. Este é um processo que consiste na avaliação dos passivos ambientais do activo imobiliário a adquirir. Permite determinar a presença de contaminantes no solo, na água subterrânea e superficial, permitindo ao potencial comprador tomar uma decisão mais consciente. Nos…
Leia mais

Determinar o caudal de ponta de cheia com a fórmula racional

A bacia hidrográfica sintetiza, à escala regional, a influência do relevo, da natureza das rochas, do clima, do coberto vegetal e da acção humana no comportamento dos seus cursos de água, pelo que se torna importante estudar não apenas as situações hidrológicas normais, mas, particularmente as situações extremas como são as cheias ou as secas (Teles, 2002). As cheias são fenómenos naturais extremos e…
Leia mais

SPT – Standard Penetration Test

O ensaio SPT consiste na cravação, à percussão, do amostrador no solo através da queda de uma massa igual a 63,5 Kg de uma altura normalizada de 76 cm. A 1ª fase do ensaio corresponde à cravação de 15 cm do amostrador no solo e a 2ª fase corresponde à cravação de 30 cm. Devido à perturbação do terreno provocada pelos trabalhos de furação, os…
Leia mais

Poços de prospecção geotécnica

A execução de poços de reconhecimento geotécnico com recurso a escavadoras ou retroescavadoras de porte variável pode permitir-nos obter, com custos muito controlados, as seguintes informações: Escavadora de pequeno porte Escavadora Yanmar VI0 80U Litologia; Espessura de solos orgânicos, espessura e tipo de solos residuais; Granulometria dos solos; Grau de alteração do maciço terroso; Profundidade do bedrock; Nível freático         Esta…
Leia mais

Posso fazer um furo no perímetro de protecção de Termas?

As termas são um património natural e cultural de imenso valor para Portugal e o termalismo tem permitido a muitos de nós melhorar a sua qualidade de vida. As suas aplicações são conhecidas e utilizadas há muito tempo e não é por acaso que tantas localidades no nosso país têm o nome “Caldas”, “Caldelas”, “Termas” ou “Banhos”. Os registos arqueológicos mais antigos que se…
Leia mais
água subterranea

Dia Mundial da Água

Em período de quarentena, em que tantas celebrações foram adiadas ou canceladas, o Dia Mundial da Água, assinalado anualmente a 22 de março, não foi exceção. Não foi propriamente cancelado mas foi sem dúvida negligenciado e sinto que é minha obrigação, enquanto geólogo, contribuir para que este dia seja reforçado. É fácil, em tempos de COVID-19 esquecer que existem outros problemas de saúde, em…
Leia mais

Cálculo da fundação de estações de telecomunicação com o método de Sulzberger (2ª parte).

No artigo anterior tivemos oportunidade de explicar a aplicabilidade do método de Sulzberger (verificar a segurança de fundações de estruturas lineares verticais quando sujeitas a ações transversais), as classificações do solo existentes e ainda quais as metodologias utilizadas para obter as classificações ((1) Reconhecimento geológico do cabouco na abertura com meios mecânicos: (2) amostragem com trado manual e (3) ensaio DPSH). Com este artigo…
Leia mais